O vitiligo é uma doença de pele cercada de dúvidas, mitos e estigmas. Saiba o que é verdade sobre a doença.
O vitiligo é uma doença dermatológica cercada de dúvidas, mitos, estigmas e também de preconceito. E contra isso, a melhor arma é a informação. Então, neste post você vai saber mais sobre a doença.
Vitiligo é uma doença na qual o paciente desenvolve uma reação contra as células que produzem pigmento, as quais são destruídas, fazendo com que parte da pele fique sem pigmento.
Por isso, a característica principal da doença são as manchas brancas que, na verdade, são causadas pela falta de melanina.
Assim, a doença pode afetar indivíduos de qualquer faixa etária, inclusive crianças. Ademais, não há forma de se prevenir o aparecimento do vitiligo, mas ele pode ser tratado.
Sem dúvida, um questionamento muito comum é se o vitiligo é contagioso. A resposta é não. Ainda hoje em dia há pessoas que temem pegar a doença se tiverem contato com pessoas que a possuem, o que não acontece.
Uma questão muito importante é que as lesões brancas do vitiligo não se transformam em câncer de pele, mas é preciso cuidar delas.
Na verdade, o pigmento natural da pele é a nossa principal proteção contra a radiação ultravioleta, que é a principal causadora do câncer de pele. Ou seja, onde falta pigmento há mais chances de ter câncer.
Então, as lesões de vitiligo que são totalmente brancas, sem nenhum pigmento, ao longo da vida e da exposição solar, há sim um risco maior de desenvolver câncer de pele naquela área.
O ultrassom micro e macrofocado é uma das tecnologias mais utilizadas nos tratamentos estéticos. Clique aqui e saiba mais sobre ela.
Muitas pessoas que têm vitiligo, especialmente as mulheres, recorrem às maquiagens para camuflar e esconder as manchas.
Infelizmente, isso geralmente acontece para evitar bullying e atitudes preconceituosas por parte de outras pessoas e não acontece apenas com o vitiligo, mas com outros tipos de lesões cutâneas também.
Entretanto, há também a possibilidade de você que tem vitiligo utilizar um protetor solar com cor, para conferir ainda mais proteção para a sua pele, não com o intuito de se esconder.
Lembre-se que a proteção solar da pele é fundamental para todo mundo, principalmente para quem tem vitiligo.
Além disso, existem tratamentos que podem ajudar com o vitiligo e o acompanhamento dermatológico é indispensável, até porque existem outras doenças que podem estar associadas ao vitiligo, como por exemplo doença da tireoide.
Então, se você tem uma lesão de vitiligo ou se tem dúvidas sobre esse tema, agende uma consulta!